Detalhes do curso

CURSO TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS

O curso

O Curso Técnico de Nível Médio em Recursos Humanos oferecido pelo CENTEG – CENTRO DE ENSINO TÉCNICO DE GOIANA visa atender técnicos da área de gestão de pessoas, possibilitando uma formação mais adequada capaz de torná-lo um profissional diferenciado no mercado de trabalho e capaz de utilizar medidas eficazes para promover a produtividade dos colaboradores, a manutenção da integridade do trabalhador ao ambiente de trabalho e a qualidade de vida dos colaboradores das organizações. O Técnico em Recursos Humanos é o profissional com formação técnica na área de gestão de pessoas que atuará, por força de lei, em empresas públicas e privadas, como integrante dos serviços especializados em gestão no gerenciamento da qualidade de vida dos colaboradores nas organizações. O Técnico em Recursos Humanos atua em organizações gerindo as atividades de departamentos ou serviços de pessoal, recrutamento e seleção, cargos e salários, benefícios, treinamento e desenvolvimento, proporcionando o trabalho das equipes. Assessoram gerência/diretoria e setores da empresa em atividades de planejamento, contratações, negociações de relações humanas e do trabalho, bem como, atua em processos de orientação sobre a importância da saúde e segurança no trabalho.

Objetivo

 Formar técnicos de nível médio, capazes de interagir, descobrir e teorizar sobre as práticas da gestão de pessoas.  Propiciar ao aluno a aquisição de competências profissionais necessárias a sua formação integral.  Garantir o desenvolvimento de aptidões necessárias à atuação na área de gestão de pessoas.  Compreender os fundamentos científicos – tecnológicos dos processos de gestão de pessoas, relacionando a teoria com prática, no ensino de cada disciplina.  Implantar programas de qualidade de vida no trabalho, buscando redução de custos e objetivando melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e com isso aumentar a produtividade das organizações.

Público-alvo

Os Cursos Técnicos são destinados a todos que estão cursando ou já completaram o Ensino Médio e que desejam aprender uma profissão, entrar no mercado de trabalho ou complementar a formação acadêmica já adquirida, buscando uma melhor colocação na empresa em que trabalha e desenvolvimento profissional.

Duração

- 14 MESES (CURSO MINISTRADO DE SEGUNDA À SEXTA-FERA); - 20 MESES (CURSO MINISTRADO AOS SÁBADOS).

Carga Horária

960 horas

Matriz curricular

 

MÓDULO I – NÚCLEO BÁSICO - ASSISTENTE DE DEPARTAMENTO PESSOAL

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA - TÉORIA

Gestão de Relações Humanas

40h

Gestão Empresarial

40h

Liderança Organizacional

40h

Leitura e Interpretação de Textos

40h

Noções de Informática

50h

Noções de Matemática

40h

Planejamento Estratégico

40h

Gestão de Pessoas

40h

Gestão de Recrutamento e Seleção

40h

Ética Profissional

40h

TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO MÓDULO I

410h

 

MÓDULO II – NÚCLEO ESPECÍFICO - TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA - TÉORIA

Legislação Trabalhista e Previdenciária

50h

Departamento de Pessoal

60h

Avaliação e Desempenho de Pessoal

40h

Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

40h

Fundamentos de Segurança no Trabalho

40h

Gestão de Conflitos

40h

Gestão de Cargos e Salários

40h

Gestão da Qualidade

40h

Inglês Instrumental

40h

TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO MÓDULO II

390h

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO

800h

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO

160h

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO COM ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO

960 h

 
 

Perfil profissional de conclusão

O Técnico em Recursos Humanos formado pelo CENTEG – CENTRO DE ENSINO TÉCNICO DE GOIANA deverá estar apto para exercer o seu papel na sociedade, com o seguinte perfil: ético e empreendedor com amplo domínio das estratégias de gestão de pessoas capaz de atuar de modo integrado e sistêmico, dotado de habilidades de comunicação, planejamento, organização, liderança e planejamento de recursos humanos.

O Técnico em Recursos Humanos é o profissional que auxilia os líderes da empresa na gestão de pessoas através da aplicação das ferramentas disponíveis e na organização do trabalho. Executa e coordena as rotinas de administração de pessoal com base na legislação trabalhista e previdenciária, podendo atuar em organizações públicas, privadas e do terceiro setor ou em seu próprio negócio, em qualquer ramo de atividade.

Requisitos para acesso ao curso

Por ocasião da matrícula o aluno deverá apresentar os seguintes documentos para anotação de seus dados: - Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou correspondente, ou declaração de que está cursando o Ensino Médio ou correspondente; - Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia); - Comprovante de residência; - Cópia do RG (não vale outro tipo de documento); - Cópia do CPF; - Cópia do título de eleitor, para maiores de l8 anos; - Reservista (homens acima de 18 anos) - Prova de quitação com as obrigações militares para maiores de 18 anos (sexo masculino); - Duas fotos 3X4 recentes. OBS.: TODA A DOCUMENTAÇÃO DEVERÁ VIR ACOMPANHADA DAS GUIAS ORIGINAIS