Detalhes do curso

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS INDUSTRIAIS

O curso

O Curso Técnico em Manutenção de Máquinas Industriais habilitará os profissionais para atuar nos mais diversos segmentos do mundo do trabalho. Fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos; Indústrias em geral, aeroespacial, automobilística, metal mecânica, de manutenção e reparos, termoelétricas e, siderúrgicas. O Curso Técnico em Manutenção de Máquinas Industriais é um curso motivador, rico em conhecimentos, além de proporcionar ao egresso um nível de empregabilidade significativo, tendo em vista que o egresso, fazendo uso da sua liberdade e do seu direito de ir e vir, podendo abrir sua micro empresa, o que vem corroborar com o compromisso do CENTEG - Centro de Ensino Técnico de Goiana, que privilegia ações educacionais contextualizadas que desenvolvam competências que guardem vínculos com as novas tecnologias em diferentes situações.

Objetivo

Habilitar profissionais capazes de identificar situações problema, definir soluções inteligentes em tempo hábil, com autonomia, responsabilidade e ética, aplicando técnicas de intervenções seguras aos diversos processos industriais, considerando a melhoria da qualidade, a garantia da saúde e segurança, produtividade e competitividade.

Público-alvo

O curso é direcionado a alunos com ensino médio completo ou cursando a partir do segundo ano do ensino médio, com idade igual ou superior a 16 anos, que buscam qualificação profissional e apresentem interesse para atuar nos diversos setores da indústria.

Duração

24 Meses

Carga Horária

1.280 horas

Matriz curricular

MÓDULO I

- Tecnologia dos Materiais

- Controle de Medidas

- Inglês Instrumental

- Resistência dos Materiais

- Segurança, Meio Ambiente e Saúde

- Desenho Técnico

MÓDULO II

- Representação Gráfica Digital – CAD

- Eletricidade Industrial

- Fabricação Mecânica

- Ensaios Mecânicos

- Elementos de Máquinas

- Ética e Legislação

MÓDULO III

- Usinagem

- Tecnologia da Manutenção

- Qualidade e Produtividade

- Máquinas Térmicas Industriais

- Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos

- Relações Humanas

MÓDULO IV

- Metodologia da Pesquisa Escolar

- Tecnologia da Automação Industrial

- Tecnologia em CNC

- Gerenciamento da Manutenção

- Tecnologia da Soldagem

- Empreendedorismo

Perfil profissional de conclusão

Ao final de sua formação, o Técnico de Nível Médio em Manutenção de Máquinas Industriais, deverá demonstrar um perfil profissional, que lhe permita:

  • Manter equipamentos, instrumentos, máquinas e sistemas em condições plenas de funcionamento;
  • Medir e calibrar instrumentos e equipamentos;
  • Planejar e controlar atividades relativas à manutenção mecânica;
  • Planejar a manutenção de máquinas, sistemas e instrumentos;
  • Supervisionar processos de manutenção;
  • Elaborar procedimentos técnicos e administrativos para a gestão da manutenção;
  • Agir de forma segura ao executar um trabalho e ao percorrer ambientes industriais aplicando técnicas de segurança;
  • Propor melhorias em máquinas, instrumentos e sistemas;
  • Prestar assessoria técnica em manutenção e realizar testes e ensaios.
  • Assessorar e/ou elaborar projetos seguindo normas técnicas, de qualidade, de preservação ambiental, de saúde e segurança no trabalho.

Requisitos para acesso ao curso

Por ocasião da matrícula o aluno deverá apresentar os seguintes documentos para anotação de seus dados: - Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou correspondente, ou declaração de que está cursando o Ensino Médio ou correspondente; - Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia); - Comprovante de residência; - Cópia do RG (não vale outro tipo de documento); - Cópia do CPF; - Cópia do título de eleitor, para maiores de l8 anos; - Reservista (homens acima de 18 anos) - Prova de quitação com as obrigações militares para maiores de 18 anos (sexo masculino); - Duas fotos 3X4 recentes. OBS.: TODA A DOCUMENTAÇÃO DEVERÁ VIR ACOMPANHADA DAS GUIAS ORIGINAIS